terça-feira, 28 de agosto de 2012

Questão de Ética

Mario Sergio Cortella, escritor, professor, palestrante e filósofo; em entrevista com Jô Soares, explica o que é Ética:


"Ética é o conjunto de valores e princípios que você e eu usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são: Quero? Devo? Posso? Isso é Ética.
 Quais são os princípios que eu uso? Tem coisa que eu quero mas não devo, tem coisa que eu devo mas não posso, tem coisa que eu posso mas não quero.
 Quando você tem paz de espírito? Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você pode e o que você deve.
 Ética é o conjunto de valores que você usa para decidir isso."

Eu gosto demais desse cara. Digo e repito: o sujeito que possuir um cérebro maior que a minha casa merece minha idolatria e respeito. Sendo assim, meu quarteirão inteiro é nada perto do cérebro de Mario Sergio Cortella.